Voce sabe como funcionam os remédios para Alzheimer?

20 setembro, 2021

Quem cuida de pessoas com Alzheimer sabe que é comum quem tem Alzheimer precisar de alguns remédios.



Na doença de Alzheimer, o cérebro vai aos poucos diminuindo de tamanho e vai ficando desorganizado em relação as substancias que controlam o cérebro como acetilcolina, serotonina e dopamina.



Os remédios tentam organizar essas substâncias no cérebro. 



Por exemplo, a donepezila, galantamina e rivastigmina aumentam a acetilcolina; citalopram ou sertralina aumentam a serotonina; quetiapina reduz a dopamina.

Arrumando essas substâncias, podemos melhorar um pouco a memória, o que os pacientes com Alzheimer conseguem fazer e controlar sintomas como tristeza e agitação.



Assim, podemos além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir o estresse dos cuidadores e reduzir ou retardar a necessidade de internação em asilos/casa de idosos.



Infelizmente, hoje, os remédios não vão impedir o cérebro de diminuir de tamanho e, assim, não curam a doença.



Mesmo sem curar, temos muito o que fazer para melhorar a vida de quem tem Alzheimer e de quem cuida dessas pessoas.



Busque um neurologista comprometido em tentar melhorar a qualidade de vida da pessoa de quem Alzheimer e de sua familia.

Estou a disposição em 
drguilhermediogo.com.br.


 

Meditação e memória: devo tentar?

16 setembro, 2021

Meditação é uma técnica ancestral de treino de foco no presente, tranquilidade e concentração.

Mas você sabia que a ciência já estudou os benefícios da meditação? Um estudo deste ano da revista Cognitive Therapy and Research mostrou que a meditação realmente melhorou a atenção, a concentração e a capacidade de se planejar e resolver problemas.

Que tal experimentar?

O canal Yoga para Você (@yogaparavoce) te ensina a fazer uma meditação guiada em 10 minutos.

Aqui uma sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QQkRN4tjHns.

Meditação não é somente para os monges.

Você tem 10 minutos por dia para investir na sua atenção e no seu controle do estresse?

Gostaria de um profissional te orientando a melhorar sua rotina para cuidar da sua memória? Marque uma consulta em drguilhermediogo.com.br


 

Por que os pacientes com esclerose múltipla fazem tantas ressonâncias magnéticas?

14 setembro, 2021

Se tem um exame que os pacientes com esclerose múltipla estão acostumados é a ressonância magnética.

Todo ano, pelo menos, eles fazem um exame de ressonância magnética para ver se surgiram novas lesões no cérebro. Por que fazer a ressonância se não teve sintoma nenhum?

Até 8 em 10 lesões na ressonância magnética do cérebro não causam nenhum sintoma.

Por isso, a esclerose múltipla pode voltar a ficar ativa e a pessoa não sentir nada. Mas mesmo sem sentir nada, novas lesões na ressonância aumentam o risco de um surto nos próximos dois anos.

Para evitar um surto, o seu neurologista/neuroimunologista vai te sugerir trocar a sua medicação se surgirem novas lesões na sua ressonância.

Pode até ser meio incômodo aqueles 30-40 minutos na máquina da ressonância, mas é bem menos tempo de incômodo do que se você tiver um novo surto.

Quer saber garantir que você está fazendo os melhores exames para acompanhar a sua esclerose múltipla? Marque uma consulta em drguilhermediogo.com.br

 

Você sabe quais são os sintomas invisíveis da esclerose múltipla?

14 setembro, 2021

Você não consegue saber que uma pessoa tem esclerose múltipla somente olhando para ela.

Muitos dos sintomas da esclerose múltipla são invisíveis para as outras pessoas.

Nós não conseguimos perceber a dor, a tontura, a fadiga, a depressão, os esquecimentos ou a perda de visão somente ao olharmos para as pessoas que vivem com esclerose múltipla.

Pelo fato de nem sempre os pacientes com esclerose múltipla parecerem doentes, nem sempre as outras pessoas ao seu redor entendem todas as dificuldades que elas têm pela doença.

Familiares e neurologistas / neuroimunologistas de pessoas com esclerose múltipla têm que ter uma escuta especial para os sintomas de quem vive com esclerose múltipla.

Afinal, nós não precisamos não precisamos ver algo para acreditar que existe.

Quer um neurologista que sabe olhar com cuidado para todos os seus sintomas invisíveis? Marque uma consulta em drguilhermediogo.com.br

 

Você sabe o que é um surto da esclerose múltipla?

14 setembro, 2021

Surto da esclerose múltipla é quando aparecem sintomas novos ou piora de sintomas antigos por uma lesão nova da doença.

Sintomas comuns de surto são: fraqueza de um braço ou perna, formigamento ou choque pelo corpo, perda de visão ou desequilíbrio/tontura.

Como ao longo do dia os sintomas da esclerose múltipla têm altos e baixos, consideramos um surto somente quando o sintoma dura mais de 24 horas.

Como os sintomas da esclerose múltipla pioram durante uma infecção, como uma gripe ou uma infecção de urina, para ser um surto a piora deve acontecer fora de febre ou infecção.

Nós chamamos essa piora pela infecção de surto falso ou pseudosurto.

E o que fazer se posso estar tendo um surto?

Avise o seu neurologista/neuroimunologista.

Você pode precisar de exames para reforçar que é mesmo um surto e o seu médico poderá te prescrever remédios para acelerar a sua recuperação.

Você sabe as situações que você deve entrar em contato com seu neurologista/neuroimunologista? 

Para saber suas melhores opções cuidado para tratar e prevenir os surtos de esclerose múltipla, marque uma consulta em drguilhermediogo.com.br


 

Você sabe como funcionam os remédios para a esclerose múltipla?

14 setembro, 2021

A esclerose múltipla é uma doença autoimune.

Isso quer dizer que o sistema de defesa (sistema imune), que deveria atacar vírus ou bactérias, erra e ataca o próprio corpo. Na década de 90 para cá, surgiram mais de quinze diferentes medicamentos usados para prevenir os surtos da esclerose múltipla.

Alguns dos mais famosos são: Rebif (interferon), Copaxone (glatiramer), Tecfidera (fumarato de dimetila), Gilenya (fingolimode) e Tysabri (natalizumabe).

Cada um à sua maneira, todos os remédios atuam no sistema de defesa e reduzem a ativação do sistema imune, impedindo que ele ataque o cérebro ou a medula.

Embora nenhum desses remédios possa curar a doença, eles conseguem prevenir uma boa parte dos surtos e, assim, reduzir ao máximo a incapacidade gerada pela doença. E você? Sabe como seu remédio funciona? 

Quer saber se está com o melhor remédio que existe da esclerose múltipla para você? Marque uma consulta em 
drguilhermediogo.com.br

 

Me sinto esquecido, devo me preocupar?

14 setembro, 2021

Em setembro, temos o dia mundial do Alzheimer.

Todos temos esquecimentos de vez em quando, então é comum os pacientes me perguntarem se aquele esquecimento é normal ou se eles devem se preocupar.



Como é o esquecimento normal?


Esquecer, de vez em quando, nomes ou palavras, mas recordá-los posteriormente.



Como é um esquecimento que devo me preocupar?


Não conseguir aprender coisas novas. Esquecer datas importantes e eventos. Repetindo a mesma pergunta várias vezes ou refazer tarefas porque esqueceu que já tinha feito. Passar a precisar de agendas ou auxilio de outras pessoas para lembrar de coisas que antes lembrava sem dificuldades. 



Se o seu esquecimento te preocupa, marque uma consulta em drguilhermediogo.com.br

 

Como comer melhor e cuidar da minha memória?

14 setembro, 2021

Como comer melhor e cuidar da minha memória?
Você sabia que o que você come pode te proteger do Alzheimer e melhorar a saúde do seu cérebro?

Em um estudo da renomada revista Alzheimer`s &Dementia, a dieta MIND, uma adaptação da dieta mediterrânea, reduziu a perda de memória associada a idade.

Nessa dieta, há uma preferência por carnes brancas em relação às vermelhas. É sugerido ao menos 1 refeição na semana o consumo de peixes, ao menos 2 refeições na semana o consumo de frangos e ter menos de 4 refeições na semana de carnes vermelhas e industrializados.

É claro, o peixe e o frango NÃO podem ser fritos.

Fritura não faz bem para a memória. Na dieta MIND devemos evitar hamburger, hot dog, almôndegas e salame/presunto. Que tal aprender uma receita nova de peixe para incluí-los na sua rotina?

A nutricionista Veronica Laino, @veronicalaino, tem essa receita fácil e deliciosa de filé de peixe assado: https://www.youtube.com/watch?v=kCYY6PG2zoY.

E vocês, tem alguma receita boa de peixe ou frango para compartilhar com as pessoas e ajudar todo mundo a proteger sua memória?

Sente que poderia melhorar a sua memória? Marque uma consulta em 
drguilhermediogo.com.br

Morris, Martha Clare, et al. "MIND diet slows cognitive decline with aging." Alzheimer's & dementia 11.9 (2015): 1015-1022.

 

Como escolher hobbies que melhoram sua memória?

14 setembro, 2021

Como encontrar atividades de lazer que também melhoram minha memória?



Quem não gosta de ver um filme na televisão ou uma série no Netflix?



Embora sejam atividades que agradem a maioria das pessoas, esses hobbies não são os mais efetivos para estimular nossa memória e proteger do Alzheimer.



E que atividades de lazer são essas para eu cuidar da memória? Palavras cruzadas? Sudoku?



Cada atividade de lazer é melhor para uma parte da memória. A palavra cruzada é melhor para memória de palavras e da gramática; o Sudoku, ajuda mais com cálculo e a memória de curto prazo.



Portanto, o ideal é fazer de tudo um pouco: palavras cruzadas, Sudoku, ler livros e revistas, aprender um novo instrumento ou a cozinhar, aprender um novo idioma, jogar cartas, jogar jogos de computador ou video games, entre vários outros.

E você? Já percebeu que alguma das suas atividades melhora a sua memória? Comente para dar ideias para outras pessoas.

Yates, Lauren A., et al. "Cognitive leisure activities and future risk of cognitive impairment and dementia: systematic review and meta-analysis." International psychogeriatrics 28.11 (2016): 1791-1806.

Sente que quer melhorar a sua memória e sua produtividade? Agende uma consulta em drguilhermediogo.com.br



 

O teletrabalho piorou suas dores de cabeça? Sente aquele desconforto no pescoço?

19 março, 2021

Um estudo da renomada revista de dor de cabeça, a Cephalalgia, correlacionou dor na cabeça e no pescoço com o tempo de uso de computador. Principalmente, o uso do computador com a postura errada. Dicas posturais são:

1. A cabeça não deve inclinar para frente. Para isso o monitor deve ficar na altura dos olhos.
2. A coluna não deve inclinar para frente. Devemos encostar as costas na cadeira e manter o pé no chão.
3. O cotovelo não deve ficar abaixo da mão. O antebraço deve ficar em repouso na altura do punho.

A dica do #neurologista de hoje é: reduzimos nossas dores com pequenas mudanças do dia a dia. Por isso, cheque sua postura para trabalhar melhor.

Se não aguenta mais as dores de cabeça, marque uma consulta em drguilhermediogo.com.br


Ashina, Sait, et al. "Prevalence of neck pain in migraine and tension-type headache: a population study." Cephalalgia 35.3 (2015): 211-219.


 

A dor de cabeça já atrapalhou a sua vida com a sua família?

19 março, 2021

Você já faltou algum compromisso familiar por dor de cabeça? Ou teve que ficar de cama em vez de ficar com o filho?

Um estudo chamado CaMEO mostrou que metade das pessoas com enxaqueca perdem ao menos uma atividade em família por mês. Se não bastasse, mais de 30% das pessoas com enxaqueca acreditavam que seriam pais/mães melhores se não tivessem as várias dores de cabeça.

A dica do #neurologista de hoje é: vamos aproveitar a #família e não a enxaqueca.

Para tratar as suas dores de cabeça, marque uma consulta em drguilhermediogo.com.br

 

Você comete este erro ao usar remédios pra dor de cabeça?

19 março, 2021

É melhor tomar o remédio no começo da dor ou esperar um pouco pra ver se a dor passa e, só se não melhorar, tomar o remédio?


Esperar mais de 1 hora para tomar o remédio pode levar a uma perda de 20% de eficácia em resolver sua #dordecabeca, como foi mostrado em um estudo chamado TEMPO. 


Por isso, a dica do #neurologista de hoje para aumentar eficácia dos seus remédios para dor de cabeça é: use-os no começo da dor.


Existem vários remédios diferentes para dor de cabeça. Para saber qual o melhor para você, agende uma consulta em drguilhermediogo.com.br

 

Você sabia que existem mais de 200 tipos de dores de cabeça?

16 fevereiro, 2021


Você já se perguntou se sua dor de cabeça pode ser algo grave?

Será só uma dor de cabeça por ter dormido mal ou pulado o almoço? Ou pode ser algo grave como um tumor ou um aneurisma?

Pela Classificação Internacional de Cefaléias, a sua dor de cabeça pode ser uma ou mais de 200 doenças diferentes.

Dores de cabeça podem ocorrer por problemas do funcionamento do cérebro, como a enxaqueca. Embora não corra risco de morte pela enxaqueca, essa dor de cabeça pode ser intensa e frequente levando a perdas de dia de trabalho e de lazer. 

Por outro lado, dores de cabeça podem vir de lesões de estruturas do cérebro, como tumores cerebrais, aneurismas cerebrais e tromboses venosas cerebrais - situações que você corre risco de morte e sequelas se não diagnosticar e tratar precocemente.

Também, dor de cabeça pode ser sintoma de problemas dos olhos, dos dentes, do nariz ou do pescoço. Por isso, a lista de causas é tão longa. 

O neurologista é médico especialista em descobrir a causa de dores de cabeça, usando uma história detalhada, um exame físico minucioso e exames complementares como a ressonância magnética, a angioressonância e, em alguns casos, o líquor.

Quer saber o que causa sua dor de cabeça?

Agende uma consulta em drguilhermediogo.com.br